sábado, 15 de janeiro de 2011

Obrigada à Rejane, escritora cearence, por esse brilhante discurso. Nesse encontro vivi momentos emocionantes.
















**********************************************


APRESENTAÇÃO DA CONFERENCISTA
(A ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO CEARÁ RECEBE A LITERATURA POTIGUAR)

De mentes estéreis e estereotipadas estamos esgotados. Os iníquos superlotam a sociedade cearense e também a brasileira. Até nos parece que a cada dia convivemos com a insensatez humana. O que deveria ser primordial para o homem, a mente, acaba se confundindo em múltiplas ideias e muitas vezes, a população fica refém de toda essa confusão ideológica.
Os grandes homens só ficam conhecidos pelas ações boas ou más que praticam. Mas não devemos ficar reverentes apenas diante do extasio da contemplação do que esperamos de bom dos homens. É preciso que saibamos admirá-los por sua coragem e suas afoitezas. É preciso saber separar o joio do trigo. Nossa admiração mais veemente deve ser diante do maior de todos os milagres, que é o SER HUMANO.
Fortaleza recebe no mês de setembro, estação da primavera, a figura destacadamente inteligente de Flauzineide de Moura Machado. Nascida em Areia Branca no Rio Grande do Norte, é filha de Francisco Marques de Moura e de Maria Eulália de Moura.
Fez suas primeiras letras no Educandário São Tarcísio em Areia Branca-RN, vindo a concluir o curso primário no então Grupo Escolar Professor Francisco Veras em Angicos-RN. O ginasial, concluiu no Colégio Professor Roberto Lisboa no Rio de Janeiro-RJ. Cursou a Escola Normal em Mossoró-RN. Flauzineide é graduada em Pedagogia com habilitação em Administração escolar, Supervisão Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), é Funcionária Pública Estadual aposentada.
A Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE, na pessoa de sua presidente, a escritora Maria Argentina Austregésilo de Andrade, convidou-a para o abraço generoso de nossa benquerença e ela imediatamente pôs-se à disposição de compartilhar conosco seu saber, seus conhecimentos, sua inteligência, sua bem humorada prosa. Quando a conhecemos temos a sensação de que ela é uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro e que persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.
Seu rico currículo nos mostra isso:
É membro efetivo da Rede de Escritoras Brasileiras – REBRA; da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB-RN; da Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores – AVESP; é Diretora de Eventos da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN; Cônsul de Poetas Del Mundo em Capim Macio – Natal-RN. Tem aguardado tomar posse na Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Norte e sabemos que a Academia receberá um grande nome para enriquecer seu quadro de sócias. Esta mulher que ora se encontra em nossa presença, esperando para nos brindar com sua exposição literária, é Patrona da Sala de Leitura da Escola Estadual Izabel Gondim em Natal-RN, é Patrona da Sala de Leitura da Escola Estadual Professora Maria Luiza Alves de Natal-RN. Autora dos livros: Poética Minha e Plenitude, vivenciando experiências pedagógicas a partir de seus poemas.
Flauzineide de Moura Machado desenvolve projetos de incentivo à leitura promovendo a divulgação e apreciação de poesias através de diversidades de leituras expressivas, contemplando escritoras potiguares. É idealizadora e mantenedora do Projeto “Difusão da Literatura Feminina Potiguar” que hoje nos será apresentado.
A escritora caminha com o referido projeto por bibliotecas, escolas e instituições de Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte, realizando palestras, exposições do acervo e pesquisando nomes de novas escritoras potiguares.
É ainda, Assessora Pedagógica do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE-RN, onde atua como Formadora do Programa Prazer em Ler - Escolas de Leitores, uma parceria do Instituto C&A e Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC-RN.
A vinda de Flauzineide de Moura Machado para proferir esta palestra na Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE, foi intermediada pela escritora e acadêmica da Academia de Letras e Artes do Ceará – ALACE, e Presidente de Honra da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, Maria do Socorro Cavalcanti, por ocasião de evento realizado na cidade de Mossoró-RN que incluía a palestra em apreço. A ela devemos agradecer a brilhante iniciativa.
Educar é o mais sublime dos ofícios e a grande vocação dos abnegados.
Mestres foram os profetas, os condutores de massas, os missionários, os grandes pregadores. Repassar seus conhecimentos aos outros é fazer uma profissão de fé, um compromisso virtuoso, um pacto com o universo humano que se chama sociedade. Os educadores, por cuidarem de pessoas, trabalham sobre a matéria sensível de complexa e melindrosa constituição.
Como os apóstolos, os ordenadores sociais, os médicos e tantos outros profissionais, o campo de ação dos professores é a alma humana, seus reflexos, suas atitudes, suas emoções, seus espantos, suas inclinações, suas reações aos apelos das circunstâncias. E cada ser humano, como definiu Sócrates, é como se fosse um todo único, um universo singular tão interessante quanto surpreendente, um campo em que se podem plantar sementes promissoras ou alinhar os tijolos de uma nova construção.
É necessário chamar a atenção dos omissos e desencantados da sociedade para as figuras exemplares, as personalidades meritórias que sabem dignificar sua existência e trabalham pelo bem comum. Os que, como Flauzineide, defendem a virtude da coerência e o aconchego da justiça. A verdade como estrada e destino da felicidade humana. A luta em favor da esperança e não da destruição. A vida em favor da vida e não da morte.
Ofereçamos nossa gratidão e nossos aplausos honestos como presente à nossa convidada, escritora Flauzineide de Moura Machado e sigamos seu exemplo, em divulgação da nossa literatura. Honrou-me demais saudá-la e apresentá-la às demais acadêmicas e todos nossos convidados. Parabéns por seu exemplo de vida e pela linda missão que vem cumprindo com tanta consciência e dignidade!

Rejane Costa Barros
Membro da Academia Feminina de Letras do Ceará – AFELCE
Membro da Associação de Jornalistas e escritoras do Brasil – AJEB-CE
Membro da União Brasileira de Trovadores – UBT Secção de Fortaleza-CE
Membro da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno
Amiga da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense – AFLAM


Mais sobre Rejane visite:

http://ajeb-ce.blogspot.com/
http://www.academia-alace.com.br/noticias.html


Nenhum comentário: