segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

UM PÁSSARO DE DEUS! UM NOME QUE VEM DE AREIA BRANCA PARA DIVULGAR A LITERATURA E A CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE - FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO!






MINHA HOMENAGEM A QUEM SABE DIVULGAR A CULTURA,
EMPRESTANDO AO SEU BLOG, POESIAS E POETAS, ARTISTAS
EM GERAL, CULTURA E LITERATURA!!!


FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO

NESTA ROSA, APENAS A ROSA,
UM POEMA SEM PALAVRAS




FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO


Ela veio do lindo município de Areia Branca - RN,
tendo, como seus amados pais: Francisco Marques de Moura
e Maria Eulália de Moura.Seus estudos preliminares realizaram-se no
Educandário São Tarcísio, de areia Branca/RN,
concluindo o Primário no Grupo Escolar Prof. Francisco Veras,
em Angicos/ RN e o Ginasial no Colégio Prof. Roberto Lisboa,
no Rio de Janeiro - RJ. Em 1975 diplomou-se professora,
pela Escola Normal de Mossoró/RN. Casada com Alderi Machado, teve três filhos: Alderi Filho,
Mona Lisa e Kelycia. São seus netos: Ana Eulália e João Neto.Formada em Pedagogia, fez habilitação em Administração Magistério das Matérias Pedagógicas e
Supervisão Escolar. Funcionária Pública Estadual
com funções diversificadas, desde Professora de Literatura
Infantil e Sociologia na Escola Estadual
José da Penha e João Câmara. Professora com larga visão
e experiências por vários municípios do RN.Vice-diretora do Centro Escolar Poeta Renato Caldas,
em Açu/RN; Diretora do Centro de Ensino Supletivo
Lia Campos em Natal. Assessora de Gabinete do Secretário
de Estado e da Cultura SEEC/RN.
Ministrou cursos no Programa Nacional de Incentivo à Leitura
-PROLER/RN-2002. Sempre atuante, exerce o papel de Suporte
pedagógico na Escola Estadual Berilo Wanderley,
voltada para a Literatura Infantil e a Prática de Ensino. Eterna dedicada à cultura, foi importante elo no Festival
de Cultura do Instituto Pe. Ibiapina I FESTICIPI - Açu/RN,
Acervo Cultural do Menino Jesus I ACERCUMJE - Açu/RN -
Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente
- Açu/RN. I e II CAICULTURA ; Festival de valores
do Lia Campos - I FESTIVALIA – Natal -
Festival de Leitura do Berilo I -II FESTILEIB
- Natal - Projeto: Difusão de Literatura Feminina Potiguar,
desenvolvido desde 2003. Autora de muita coisa boa, inclusive,
“Poética Minha” e “Plenitude”, escritos com os quais desenvolve suas
experiências pedagógicas. Dedicada à Linha de Pesquisa,
desenvolveu: Práticas Pedagógicas e Curriculares
- Base de Pesquisa/ Currículos, Saberes e Práticas Pedagógicas
e Educacionais / Programa de Pós-Graduação em Educação
- NEPED – UFRN - 2006 e 2007.



FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO




ASSIM COMO A SINFONIA DOS PÁSSAROS, OS

VERSOS DE FLAUZINEIDE MACHADO SÃO COMO

EVOCAÇÕES E PRECES!




TU ÉS MEU CANTAR

Por mais que busque

Viver o presente

São fortes as lembranças

Do meu lugar.

Meu passado,

Minha praia,

Minha infância,

Minha gente,

Minha mente vibra feliz a recordar.

São fortes as lembranças

Do meu mar,

De minha terra querida,

Do sal do meu lugar,

Do sol da minha praia,

Das noites de luar.

Por mais que busque

O presente,

É na lembrança

Que acalento

A saudade

De minha terra querida,

Areia Branca, tu és meu cantar!

Flauzineide

Matéria do blog de Lúcia Helena Pereira: http://www.outraseoutras.blogspot.com/

Querida poeta Lúcia Helena,

estou muita grata por tão amável homenagem.

Parabéns, você é própria poesia...

Muito obrigada,

Flauzineide

Nenhum comentário: