quarta-feira, 7 de abril de 2010

Mais uma poeta, mais um banner, mais uma poesia abrilhantam este espaço. Aplausos para Geralda Efigênia Macêdo. Poeta Potiguar.


Mulher!
Sou mulher
Sensível, sensitivel
Forte, guerreira
Na vida
Sou mais que um corpo
Para apreciação do macho.
Sou mais que um ombro
Para escutar lamentos.
Sou mais que dar momentos.

Sou mulher
Ativa, moderna e suficiente
Para encara quão mormente
Toda e qualquer ação que vier.

Sou mulher!
Sim sou mulher
Mãe... atenta aos momentos mal dormidos
Nos choros reconhecidos de dor e desalentos,
Nas horas de incertezas de tantas primeiras vezes.

Sou mulher!
Companheira de toda hora,
Amiga das horas certas,
Esquecida das horas certas.

Sou mulher!
Pode ter certeza...
Pra o que der e vier,
Seja o frio
Seja o siso
A alegria ou a dor
Na paraíso, eternizo,
Essa dor de ser mulher.


Geralda Efigênia Macêdo, nasceu em 18 de setembro de 1958, em Cerro Corá, filha de Zé Milanêz e Nenzinha Macedo. Com um ano de nascida, foi morar na Mina Brejuí/Currais Novos, portanto o berço da sua infância e juventude foi aqui a base onde viveu todas as emoções juvenis, aqui viveu tudo. Ama a Mina Brejuí, ama Currais Novos, e aprendeu a ser natalense. Tem formação inicial em pedagogia, professora de literatura infantil, da rede municipal de ensino, orientadora pedagógica da rede estadual, ex gestora no Instituto Padre Miguelinho.
Pos graduação em Orientação Pedagógica para o Novo Ensino Médio, E Elementos da Antropologia. Participação como pesquisadora da CNPQ da base de pesquisa Formação e Profissionalização Docente da UFRN, sob a coordenação do Prof. Dr. Isauro Beltran Nunez. Objeto de estudo: Sindicatos Docentes. Trabalhos publicados: Artigo sobre a representação dos professores e as formações docentes, apresentadas no XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Prática de Ensino em Recife /PE ano 2005. O mesmo artigo apresentado no seminário de pesquisa do CCSA –Anais/ Universidade, Direitos e Diversidade da UFRN, ano 2006.
Livro Públicado: Antologia Literária Infantil – trabalho sistematizado com seus alunos do 2º ciclo da Escola Ary Parreiras.
Publicação de Cordel: O Cotidiano da Escola Municipal Mareci Gomes- Passo da Pátria-Natal/RN.
Representante do DCE no Centro de Ensino Pesquisa e Extensão- CONSEPE DA POS GRADUAÇÃO no ano de 2005.
Participação como Delegada no XXIX Congresso Nacional dos Trabalhadores em Educação, em Brasília – janeiro 2005.
Participação como Representante do Diretório Central de Estudantes- DCE/UFRN, na Bienal da União Nacional de estudantes-São Paulo/SP - 2005.Tema do Encontro: Soy loco por ti América.
Representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação/SINTE na 1º Conferência Estadual de Educação – 2007.
Votos de Congratulações da Câmara Municipal de Natal pelo lançamento do Projeto Poesia na Escola: a arte de ler e escrever poesias – ano 2003.
Participação no Seminário Estadual de Políticas Para a Educação Profissional – 2005.
Membro dos Poetas Del Mundo.
Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins-SPVA/RN






Um comentário:

Fátima Alves - Poetisa da Caatinga disse...

Belo trabalho! Digno de muitos aplausos... Você é uma mulher que orgulha nossa terra. E Efigênia é uma poetisa que voa leve com as palavras... Agora querida,rsrsrsrs, verifique que estou sendo seguidora deste blog, desde o dia que abri o meu próprio blog, justo para tentar fazer o primeiro comentário, pois antes disso, eu não conseguia. Flores de alegria pra ti!