segunda-feira, 1 de junho de 2009

Solenidade de Posse da potiguar Clevane Pessoa na Academia de Letras do Brasil-Mariana-Minas Gerais.

Parabéns Clevane, você é mesmo muito abençoada.

"Cerimônia de Posse dos Membros Fundadores Dia 30 de maio de 2009, às 19h e 30 Auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto"

Simbiose

Revoltada pelas agruras, quero seguir, liberta,
sem peias ou lembranças que me prendam...
Passa alguém correndo, quase diáfana,
translúcida e enfraquecida...

Agarro pelos cabelos verdes, a Esperança que foge.
Não quero ferí-la, pois está muito machucada,
e procuro ter movimentos firmes, mas delicados.
E por isso, seguro-a pelos ombros e a abraço.
Ela, a fujona, para de se debater.
Levanta a cabeça e olha-me insensata.
Vejo que é ainda quase criança
e que esses olhos abertos e únidos que olho,
são os meus próprios olhos de outrora,
quase esquecidas na esteira do tempo
e das ilusões perdidas.

Solto-a, quero-a livre, que se vá embora.
Mas ela se agarra a mim
e vejo que nossa simbiose está fadada a ser eterna,
se assim não fosse,eu não viveria mais
nem um dia ,ao desalento de tudo que fui obrigada
a estilhaças, ou a amassar e a jogar fora,
ou perder obrigada por pseudo-protetores,
de minha integridade feminina,
e ainda por fracos, ciumentos cruéis e/ou canalhas...

Mas, abraçada à fragilidade dessa Esperança
antiga e hodierna,
sigo, novamente, fortalecida, ainda uma vez mais...

E tudo recomeça a partir do meu imaginário fértil...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Minas Gerais, Brasil-Belo Horizonte,
11/05/2009
Para o amigo Joaquim Evónio e leitores da Varanda das Estrelícias
...

Nenhum comentário: