quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Homenagem da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN a Luiz Campos.

LUIS CAMPOS

Neste mês de agosto a sociedade do Rio Grande do Norte vem através da SPVA/RN, FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO e amigos, homenagearem um dos seus filhos de grande destaque no mundo da poesia, saudando assim uma divida com este poeta que tem sido inspiração de varias geração de grandes poetas hoje renomados.

Programação:

27.08.2009 Tarde: Casa do Cordel
27.08.2009 Noite: Sarau Lítero/Musical.
28.08.2009 Noite: Fundação José Augusto show lítero/musical. (TCP)
29.08.2009 Dia todo: CEI
Obs: Esta programação foi sugerida por Zé Martins e o poeta Abaeté, estando esta aberta para sugestões, aceitação e/ou alterações e acréscimo de datas.
Um pouco da história de Luiz Campos:
Escritor, poeta e repentista
Luiz Campos é mossoroense e desde que nasceu reside no mesmo endereço, na Lagoa do Mato. Bairro que também abriga o imortal da literatura de cordel recentemente empossado na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, Antônio Francisco.
Um autêntico poeta popular
Avenida Rio Branco, bairro Lagoa do Mato, casa de número 2886. Neste endereço mora uma relíquia da cultura popular de Mossoró. É lá que reside o poeta, escritor e repentista Luiz Campos, 68 anos, um dos mais importantes representantes da poesia popular nordestina e um exemplo de determinação, superação e amor ao cordel.Luiz Campos acaba de produzir o seu novo trabalho, o livro "Nos Campos da Poesia" que reúne 18 poemas de sua autoria. O livro foi produzido de forma não-convencional, ou seja, devido às dificuldades impostas pela quase total perda da visão, o poeta gravou todos os versos que foram repassados para o papel com a ajuda do computador. "Não escrevo e nem leio mais por que tenho apenas 5% da minha visão e até mesmo as pessoas vejo com certa dificuldade", relata.
Mas, esse obstáculo está longe de desanimar o poeta que traz no sangue a garra do nordestino, um verdadeiro "cabra-da-peste", que não se deixa intimidar pelas dificuldades. "Ainda pretendo fazer muita coisa. Eu, meu gravador e minha viola não vamos parar, por que é a poesia que me mantém vivo", declara.
O poeta ressalta o que considera um dos grandes problemas da cultura local: A falta de incentivo aos artistas da terra. Ele conta que o seu livro está pronto para ser editado, mas ainda não dispõe de recursos para isso. O custo, segundo o diretor da Editora Queima Bucha, que será responsável pela edição do livro, Gustavo Luz, está avaliado em R$ 4 mil. Um valor que chega a ser irrisório diante da riqueza cultural composta por cada letra ditada pelo autor.
Luiz ressalta que todos os títulos que publicou, incluindo mais de 30 cordéis e três livros, sempre contou com a ajuda de amigos. "As ajudas que consegui até hoje vieram de Gustavo Luz, Crispiniano Neto, Vingt un Rosado, entre outros amigos. Jamais recebi qualquer ajuda do poder público", conta.
Quanto à previsão de lançamento do livro "Nos Campos da Poesia", Luiz adianta que tudo está dependendo de um patrocínio. "Não posso prever quando será lançado um livro que ainda será editado, mas vou ficar na torcida para que isto acontece em breve", A ilustração e projeto gráfico do livro são assinados pelo também poeta e escritor Arievaldo Viana, autor do ousado projeto "Acorda Cordel na Sala de Aula".Vida dedicada à poesia popular
"Esta casa foi herança de meus pais", conta. O interesse pelo cordel surgiu quando ele ainda era criança e via o tio recitar poesias e cantar os versos acompanhados por uma viola. "Eu achava aquilo bonito e disse pra mim mesmo vou escrever cordel", lembra.Desde então, Luiz vive do cordel e para o cordel. Ele relata que no ano de 1963, um ano após o término de um casamento, decidiu correr o País cantando viola. "Fui para Imperatriz, no Maranhão, e lá comecei a viver profissionalmente da poesia popular", relembra.Apesar de ter filhos espalhados pelo mundo, conta que vive sozinho, tendo apenas a viola como companheira. Sua casa é um retrato da mais pura simplicidade. Uma sala com uma rede armada, um aparelho de televisão antigo, um toca discos e algumas cadeiras. Na parede um título de honra ao mérito que adquiriu ao participar de um evento cultural na cidade. Quadra de improviso.
Livros de Luiz Campos já publicados:
- Viajando pelos Campos de Luiz
- Novas fases de Luiz Campos
- Pois Ria com Luiz Campos
- Nos Campos da Poesia.

Nenhum comentário: