domingo, 18 de outubro de 2009

Nísia Pimentel, escritora e poeta potiguar.

Nísia Pimental Torres Galvão
Nascida em Canguaretama/RN, filha de Orlando Rangel Torres Galvão e Lia Calafange Pimentel Galvão. Membro efetiva da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil-AJEB/RN. Dedica-se a poesia desde de a mais tenra idade, tendo como meta, alçar vôo rumo ao horizonte que se descortina sob as estrelas que resplandecem na abóbada infinita de suas ilusões. Na poesia romântica encontrou uma porta aberta para expanção da sensibilidade nostálgica de sua alma que se mescla na icógnita de um viver em conflito com a turbulência das interrogações exaustivas no mundo em que habitamos. Autora de livros de poesias como, “Cofre de Cristal” e “Sem Preconceito” – Participante da coletânea “Lumes Poéticos”, da AJEB/RN – Componente da Antologia Nacional da AJEB, intitulada, “Ajebianas no Vôo da Palavra” -1993, Belém do Pará e da “Antologia 1996”Porto Alegre-/RS. Autora do livro “Asas da Distância” que é fundamentado na acústica da saudade que se deixa permear pelo silêncio extenuante da separação e da longevidade, tomando forma gigantesca no passar de anos...Sob os reflexos positivos naturais da vida, é realizada no ser mãe, avó e bisavó, tendo como mestre e amigo de todas as horas, a infalibilidade do tempo no decorrer de sua existência, a ensina-lhe com carinho e a magnificência da Sabedoria Suprema , que o poeta não morre, continua para sempre a viver e brilhar como estrela solitária no azul do céu de seus poemas...

(biografia do livro " Asas da Distância")


Nísia foi homenageadas pelos alunos da Escola Estadual Berilo Wanderley em junho de 2008 quando foi comemorado cinco anos do Projeto: Difusão da Literatura Feminina Potiguar, coordenado pela professora Flauzineide de Moura Machado, Nísia recebeu um troféu de honra ao mérito por ser uma das escritoras mais lidas na escola.

Nísia é um doce de pessoa, culta, intelectual e muito amiga.

GOTAS DE LUZ

Mãe é uma rosa
É uma eterna flor,
Ou é a própria encarnação do amor?
Mãe é o cantar dos pássaros
Na sua vida de beleza,
Ou é a própria força do universo
Refletindo no espelho da natureza?
Mãe é o ser que ampara
Em plena dedicação,
Ou é o amor que gera
Na plenitude da doação?
Mãe é a perfeição
Do criador Divino
É aquela que,
Entre sorrisos, lágrimas e carinho,
Compartilha nosso destino...
Mãe é o cintilar
Da própria estrela que reluz
E é o pranto que cai,
Formando pingos de amor,
Formando gotas de luz.

Um comentário:

Jania Souza disse...

Minha querida amiga, linda homenagem a nossa querida poeta Nízia Galvão. Parabéns também pela bela homenagem ao Professor, esse aguerrido batalhador do saber. Beijos.