PROJETO
Difusão da Literatura Feminina Potiguar
Desde 2003
Objetivos
Geral
ü
Incentivar à leitura enfatizando
a literatura feminina potiguar
Específicos:
ü
Divulgar a nossa
literatura
ü
Promover encontros de
alunos com escritoras em busca de motivação para o ato de ler descobrindo o
valor da leitura
ü
Valorizar nossa
história
Ações que
foram propostas e foram REALIZADAS
Ø
Leituras
Ø
Releituras por meio da
arte: Cênicas e Plásticas
Ø
Saraus
Ø
Exposições
diversificadas: livros de escritoras potiguares
Ø
Atividades de leituras
e pós, releituras em artes plásticas, produzidas pelos leitores, após cada leitura:
“Aquário da
leitura”
“Formiguinhas leitoras”
“Releituras de obras
de arte em telas”
“A cidade da poesia denominada: “Espaço dos Sonhos”
Ø
Relatos e relatórios
de alunos e professores participantes
Ø
Reproduções de textos
para construções de peças teatrais
Ø
Entrevistas etc.
Ø
Construção da I Antologia
Banners, fotos com poemas de parceiras do Projeto Difusão da Literatura
Feminina Potiguar
Ø
Conclusão
Valeu muito
à pena e vale mais ainda até hoje, o projeto cresceu muito saiu de dentro da
escola de origem para outras escolas e instituições chegou ao meio acadêmico
sendo valorizado seguido por alguns. Chegamos a novas descobertas, a novas
escritoras, conquistamos as famílias dos alunos, escolas particulares, outras
instituições e Academias Literárias que são nossas parceiras.
Ø
Avaliação
A
avaliação acontece durante o desenvolvimento e após cada ação realizada, sejam
em momentos individuais ou compartilhados, assim também acontecem com apresentações
ao público em momentos de culminâncias.
As
avaliações nunca são de forma critica destrutiva, surgem espontaneamente, são sempre
cooperativas e acontecem de forma natural em conversas informais, reuniões, em grandes
grupos, através de relatórios escritos (quando se trata de alunos de Ens. Médio),
e verbais (com alunos de Ens. Fundamental). Essas avaliações são participadas
de forma voluntárias, mas por serem muito agradáveis os alunos fazem questão de
participarem e reviverem os bons momentos, as falhas, e os acertos. Nós acatamos
e estamos abertos a outros tipos de avaliações sugeridas por colaboradores e
atores do processo (alunos, pais e avós de alunos, professores (as) escritoras
e outros leitores)
Ø
Resultados alcançados
Nossa
literatura muito mais divulgada no contexto geral, antes cada escritora mostrava
a sua, deixando assim nossa história fragmentada, hoje a maioria das escolas
levam as escritoras para compartilharem momentos de leituras aproximando assim
o leitor da escritora e tornando esses momentos de grandes aprendizados e muito
significativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário