quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mais um pouco sobre o projeto, que trabalho desde 2003, se algum(uma) profesor(a) se interessar, deixe recado no blog que retornarei com prazer, logo falarei de oficinas desenvolvidas...



PROJETO
Difusão da Literatura Feminina Potiguar
Desde 2003

Objetivos   

 Geral
ü  Incentivar à leitura enfatizando a literatura feminina potiguar

Específicos:
ü  Divulgar a nossa literatura
ü  Promover encontros de alunos com escritoras em busca de motivação para o ato de ler descobrindo o valor da leitura
ü  Valorizar nossa história

Ações que foram propostas e foram REALIZADAS

Ø  Leituras
Ø  Releituras por meio da arte: Cênicas e Plásticas
Ø  Saraus
Ø  Exposições diversificadas: livros de escritoras potiguares
Ø  Atividades de leituras e pós, releituras em artes plásticas, produzidas pelos leitores, após cada leitura:
 “Aquário da leitura”
“Formiguinhas leitoras”
 “Releituras de obras de arte em telas”
“A cidade da poesia denominada: “Espaço dos Sonhos”   
Ø  Relatos e relatórios de alunos e professores participantes
Ø  Reproduções de textos para construções de peças teatrais
Ø  Entrevistas etc.
Ø  Construção da I Antologia Banners, fotos com poemas de parceiras do Projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar

Ø  Conclusão

Valeu muito à pena e vale mais ainda até hoje, o projeto cresceu muito saiu de dentro da escola de origem para outras escolas e instituições chegou ao meio acadêmico sendo valorizado seguido por alguns. Chegamos a novas descobertas, a novas escritoras, conquistamos as famílias dos alunos, escolas particulares, outras instituições e Academias Literárias que são nossas parceiras.


Ø  Avaliação

A avaliação acontece durante o desenvolvimento e após cada ação realizada, sejam em momentos individuais ou compartilhados, assim também acontecem com apresentações ao público em momentos de culminâncias.
As avaliações nunca são de forma critica destrutiva, surgem espontaneamente, são sempre cooperativas e acontecem de forma natural em conversas informais, reuniões, em grandes grupos, através de relatórios escritos (quando se trata de alunos de Ens. Médio), e verbais (com alunos de Ens. Fundamental). Essas avaliações são participadas de forma voluntárias, mas por serem muito agradáveis os alunos fazem questão de participarem e reviverem os bons momentos, as falhas, e os acertos. Nós acatamos e estamos abertos a outros tipos de avaliações sugeridas por colaboradores e atores do processo (alunos, pais e avós de alunos, professores (as) escritoras e outros leitores)

Ø  Resultados alcançados

Nossa literatura muito mais divulgada no contexto geral, antes cada escritora mostrava a sua, deixando assim nossa história fragmentada, hoje a maioria das escolas levam as escritoras para compartilharem momentos de leituras aproximando assim o leitor da escritora e tornando esses momentos de grandes aprendizados e muito significativos.


Nenhum comentário: