terça-feira, 2 de março de 2010

As homenagens de março vão para as poesias e as poetisas potiguares, a cada dia uma fará este espaço cheio de encantamento e letras. Hoje é de Zelma.

Sou Eu
Zelma Bezerra Furtado de Medeiros

Sou eu quem escreve
O teu nome junto ao meu
Na vidraça, quando embaçada
Pelo orvalho da noite
Sou eu a gata parda
Que te vem cheia de manha
De artimanha,
E te arranha e te ganha
Sou eu a aranha
Que tece teia na tua entranha
Sou eu quem te descansa
No colo
Sou eu quem te adora
E quem por amor te implora
Sou eu que os teus gigantesEngulo
Sou eu quem te atura
Sou eu quem te abraça
Quem te enlaça e te embaraça
Sou eu quem te caça
E te atiça, mestiço!
Sou eu a musa
Que te inspira
Sou o suor que transpiras
E o oxigênio que respiras
E que necessitas para viver
Sou eu de origem profunda
Em teu ser
Sou eu o teu
Inverno, verão, outono
E primavera multicoloridos
E cheios de chuva
De sol, de frutos e flores
Sou a fruta
Da qual te alimentas com desejo
Fruta verde, fruta ácida
Que às vezes te corta a língua
E te ofende por dentro
Mas, sou muito mais que isto:
Sou tua companheira
De todas as horas
Osso dos teus ossos
Carne da tua carne
Sou eu: tua mulher.

Momento de confraternização na Academia Feminina de Letras-Natal/Rn


ZELMA BEZERRA FURTADO DE MEDEIROS

Pedagoga graduada pela UFRN. Integra a Equipe Central da Secretaria de Educação de Natal. Fundadora e Presidenta da AFLRN-Academia Feminina de Letras do RN; Fundadora e Diretora do Memorial da Mulher Potiguar. Poeta; genealogista; biógrafa; pesquisadora; escritora. Livros publicados: No Ritmo da Chuva, poesia, 1980 [prefácio do Mestre Câmara Cascudo]; Depois da Chuva, poesias, 1983 [prefácio do acadêmico Alvamar Furtado de Mendonça].

Membro efetiva da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil - AJEB/RN.
Homenageada pela Prefeitura de Natal onde recebeu a Medalha Nísia Floresta.
Homenageada pela Escola Estadual Berilo Wanderley em 2008.
Momento de confraternização da Academia ...

Zelma no Memorial da Mulher(bastidores) .

Zelma junto a outros poetas e ao prefeito de Assu/Rn(no centro da foto) em Conversas com Versos, em meu lar.

Momento ajebiano, abraço amigo em Ninita Lucena.

Junto ao seu poema quando foi homenageada pela "Equipe de Eventos da Praça da Cultura no Canto do Mangue"-Natal/Rn.

Nenhum comentário: