terça-feira, 15 de setembro de 2009

3º Seminário Potiguar - Prazer em Ler

clic para ler...

APRESENTAÇÃO

Em 2007 e 2008, foram realizadas as duas primeiras edições do Seminário Potiguar Prazer em Ler, totalizando mais de 1.000 educadores(as), participantes de uma programação recheada de conferências, palestras, painéis, mesas de debate e momentos literários que, certamente, muito contribuíram para a formação dos(as) participantes. Neste ano de 2009, o 3º Seminário Potiguar Prazer em Ler confirma o compromisso do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), do Instituto C&A de Desenvolvimento Social (IC&A) e da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (SEEC), tendo em vista uma política de promoção da leitura literária nas escolas públicas do Rio Grande do Norte e revela-se como um marco na ampliação do arco de instituições parceiras, a partir da oficialização da entrada da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME/RN). Eis uma demonstração de que a formação de leitores(as) é um compromisso do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada.
Assim como aconteceu nas edições passadas, o 3º Seminário integra a proposta do projeto “Escola de Leitores”, implementado, a partir do segundo semestre de 2007, junto aos 160 educadores(as), representantes das 79 escolas estaduais, de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, de Natal e Parnamirim. A referida formação acontece com encontros temáticos, oficinas, fóruns e visitas de acompanhamento às escolas, à luz do referencial do programa Prazer em Ler, criado pelo IC&A, no ano de 2006, norteado pelo tripé espaço de leitura, acervo e mediação, considerado indispensável à formação de leitores(as) do texto literário.
Vale ressaltar que este Seminário acontece num momento de mobilização para que a Lei Estadual no 9.169, de 15/01/2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas, se materialize e para que os municípios tenham as suas legislações na área e, consequentemente, as suas políticas de formação de leitores. Isso fará do Rio Grande do Norte, efetivamente, um “Estado Leitor”, em todos os sentidos. Desse modo, a expectativa das instituições parceiras é repetir o sucesso das edições anteriores do Seminário Potiguar Prazer em Ler, contribuindo para a tomada de decisão que efetive políticas públicas a respaldarem o projeto político-pedagógico de cada uma das escolas.
A programação foi estruturada de modo a garantir o contato dos participantes com autores(as), professores(as) e pesquisadores(as) consagrados(as). O compartilhamento de experiências, o debate qualificado e a ampliação do repertório de quem atua na gestão de políticas públicas, de sistemas de ensino, de escolas e, sobretudo, na mediação de leitura são as prioridades deste Seminário.
Esperamos sua participação e engajamento em favor da leitura literária nas escolas.

Cláudia Santa Rosa
Coordenadora Técnica do 3o Seminário Potiguar Prazer em Ler

PROGRAMAÇÃO

1o DIA – 28/09/2009
17h às 18h30 – Credenciamento
17h às 18h30 – Autora e leitores(as) – Sessão de autógrafos
ANA MARIA MACHADO: 40 anos dedicados à literatura.

19h – Abertura do seminário
· Momento Literário – Voluntários(as) do Instituto C&A (Natal, RN)
· Lançamento do Concurso Escola de Leitores
· Palavras dos Representantes das Instituições Parceiras

20h – Conferência 1 – Da escola de leitores ao Estado leitor.
Conferencista
José Castilho Marques Neto (Brasília, DF)
Presidenta da Mesa
Alais Ávila – Instituto C&A de Desenvolvimento Social (Barueri, SP)

21h30 - Encerramento

2o DIA – 29/09/2009
8h – Conferência 2 – Livros infantis e mediação de leitura na escola.
Conferencista
Ana Maria Machado (Rio de Janeiro, RJ)
Presidenta da Mesa
Grace Helen de Azevedo - Instituto de Desenvolvimento da Educação (Natal, RN)

9h30 – Conversa de quem gosta de mediar leitura – Espaço das escolas.

10h – Intervalo

10h30 - Conferência 3 – Histórias de dor e prazer no ser leitor de literatura.
Conferencista
Salizete Freire (Natal, RN)
Presidenta da Mesa
Lourdes Valentim – Secretaria Municipal de Educação (Natal, RN)

12h – Encerramento das atividades da manhã

13h30 – Conferência 4 – O conceito de livro paradidático e a formação de leitores.

Conferencista
Nilson José Machado (São Paulo, SP)
Presidenta da Mesa
Erileide Maria de Oliveira Rocha – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte (Natal, RN)

15h – Conversa de quem gosta de mediar leitura – Espaço das escolas.

15h30 – Intervalo

16h - Conferência 5 – Da tradição oral à leitura do texto literário.
Conferencista
Daniel Munduruku (Guarulhos, SP)
Presidenta da Mesa
Adelina Maria Fonseca – Secretaria Municipal de Educação (Natal, RN)

17h30 – Encerramento das Atividades do Dia

3o DIA – 30/09/2009
8h – Conferência 6 – O livro, portador de história escrita, e o papel do mediador de leitura.

Conferencista
Élie Bajard ( São Paulo, SP)
Presidenta da Mesa
Helena Fernandes – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN (Natal, RN)

9h30 – Conversa de quem gosta de mediar leitura – Espaço das escolas.

10h – Intervalo

10h30 – Conferência 7 – Formação de leitores e de escreventes na escola: ampliando conceitos e práticas.
Conferencista
Glícia Azevedo Tinoco ( Natal, RN )
Coordenação: Flauzineide Moura – Instituto de Desenvolvimento da Educação (Natal, RN)

12h – Encerramento das atividades da manhã

13h30 – Conversa de quem gosta de mediar leitura – Espaço das escolas.

14h - Painel – Políticas públicas de leitura literária para as escolas.
Expositores
Lúcia Maria Souza da Silva (Natal, RN)
Mirian Dantas de Araújo (Natal, RN)
Tercilia Maria Batalha (Taboleiro Grande, RN)
Coordenadora da Mesa
Sírlia Fernandes – Instituto de Desenvolvimento da Educação (Natal, RN)

15h30 – Intervalo

16h – Conferência de Encerramento – Prazer em Ler – da papinha do nenê à sopinha do bisavô.
Conferencista
Pedro Bandeira (São Paulo, SP)
Presidenta da Mesa
Cláudia Santa Rosa – Instituto de Desenvolvimento da Educação (Natal, RN)

17h15 - Sorteio de livros e despedidas

17h30 – Encerramento


CONFERENCISTAS

Ana Maria Machado - Escritora e tradutora (Rio de Janeiro, RJ) - Doutora em Linguística e Semiologia, é autora de mais de 100 livros para o público infanto-juvenil e adulto. Seus primeiros títulos foram publicados na Revista Recreio há 40 anos. Ganhou vários prêmios da FNLIJ e, em 2000, foi distinguida pelo conjunto da obra com o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infantil e juvenil. Em 2001, recebeu o principal prêmio literário nacional – o Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras, de onde a autora é membro desde 2003. Escreveu Bisa Bia, Bisa Bel (Salamandra, 1982), Menina Bonita do Laço de Fita (Ática, 1986) e História Meio ao Contrário (Ática, 1979). Neste ano de 2009, em vários Estados, acontecem eventos celebrando as quatro décadas de escrita de Ana Maria Machado.

Daniel Munduruku – Escritor e Pesquisador (Guarulhos, SP) – Filósofo e Mestre em Educação; Doutorando em Educação na USP e Pesquisador do CNPq. Natural do Pará, é descendente do povo indígena Munduruku. É escritor premiado nacional e internacionalmente por suas obras voltadas à difusão do pensamento indígena, destacando-se a Comenda da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República. Coisas de Índio (Callis, 2000), Meu Vô Apolinário (Studio Nobel, 2001), Você Lembra, Pai? (Global, 2003) são alguns dos títulos publicados pelo autor, que também preside o Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi).

Élie Bajard – Professor e Escritor (São Paulo, SP) – Doutor em Linguística na École de Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Formador de professores na França, Argélia, Marrocos e, no caso do Brasil, trabalha especialmente na área da aprendizagem da escrita. Idealizador do projeto de cooperação “Pró-Leitura” entre a França e o Brasil (1990), atuou também como professor convidado em disciplinas de pós-graduação na Universidade de São Paulo (1999-2004). Publicou Ler e Dizer (Cortez, 1994 – cinco edições), Caminhos da Escrita (Cortez, 2001 - duas edições), Da escuta de textos à leitura (Cortez, 2007), além de diversos artigos em revistas especializadas francesas e brasileiras.

Glícia Azevedo Tinoco – Professora e Pesquisadora (Natal, RN) – Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e Mestre em Letras pela UFRN, onde também cursou a especialização em leitura e produção de textos em Língua Portuguesa e a graduação em Letras. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é membro das bases de pesquisa “Letramento e Etnografia” (UFRN) e “Letramento do Professor” (Unicamp). Seus interesses de pesquisa se voltam para ensino-aprendizagem de língua materna, compreensão dos processos de leitura e escrita como práticas sociais, letramento situado, formação de professores de língua materna e formação linguística na área de ciências e tecnologia.

José Castilho Marques Neto – Professor e Escritor (Brasília, DF) – Doutor em Filosofia pela USP, Professor Assistente de Filosofia na FCL-UNESP, Campus de Araraquara. É Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), consultor de várias instituições científicas e de políticas públicas nacionais e internacionais, como a Fapesp, o CERLALC/UNESCO e a OEI. Editor da UNESP desde 1988, preside a Fundação Editora da UNESP desde 1996. Foi Diretor Geral da Biblioteca Pública Mário de Andrade, de São Paulo, Presidente da Associação Brasileira de Editoras Universitárias, Presidente da Asociación de Editoriales Universitárias de America Latina y el Caribe. Pesquisou e publicou sobre a esquerda e o marxismo no Brasil, sobre editoras e edições universitárias e, mais recentemente, sobre livro, leitura e bibliotecas na ótica das políticas públicas.

Lúcia Maria Souza da Silva – Professora (Natal, RN) – Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Mestra e Doutora em Educação pela UNISUL/SC, Professora Aposentada da UFRN, tendo sido Diretora Geral do Campus de Nova Cruz. Foi diretora de Faculdades no Rio Grande do Norte e em outros Estados. Atualmente é Coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, órgão que, entre as suas responsabilidades, articula a implementação da Política Estadual de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Estaduais do Estado.
Mirian Dantas de Araújo– Professora (Natal, RN) – Mestre em Educação pela UFRN; Especialista em Educação de Jovens e Adultos e Graduada em Pedagogia também pela UFRN. Na Secretaria Municipal de Educação de Natal atua no Departamento de Ensino Fundamental – Equipe dos Anos Iniciais – como Assessora Pedagógica e Formadora em cursos para os educadores da rede, em especial o curso Formação do Professor Leitor-Mediador de Leitura. Tem artigos sobre leitura publicados em anais dos Seminários Educação e Leitura - UFRN.
Nilson José Machado – Professor e Escritor (São Paulo, SP) – Doutor em Educação, Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), onde leciona na graduação e na pós-graduação, nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática e de Linguagem e Educação. Publicou diversos livros, entre os quais se encontram: Educação - Competência e Qualidade (2009), Educação e Autoridade (2008), Jogo e Projeto (2006, em co-autoria com Lino de Macedo). É autor de livros paradidáticos, voltados para crianças a partir de cinco anos, destacando-se Bichionário, Lua e Sol, Cidadania é Quando..., Anão e Gigante, além das séries Histórias de Contar (iniciação à Matemática, seis títulos) e Seis Razões... (questões ambientais, quatro títulos, em co-autoria com Silmara Casadei).

Pedro Bandeira – Escritor (São Paulo, SP) – é o autor de Literatura Infantojuvenil mais vendido do País, tendo alcançado já a marca de mais de vinte milhões de exemplares, e já recebeu todos os prêmios literários mais importantes do Brasil, como o Jabuti, o APCA, o Altamente Recomendado e o da Academia Brasileira de Letras. É autor de mais de setenta obras e seus títulos mais conhecidos são “A droga da obediência”, “A marca de uma lágrima” e “O fantástico mistério de Feiurinha”. Como especialista em letramento e técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.

Salizete Freire Soares – Escritora e Professora (Natal, RN) – Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e professora da rede pública de ensino desde 1985. Atualmente, é Subcoordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, além de coordenadora do Programa do Livro Didático. Foi professora formadora do Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy. É autora dos livros: Bicho Pra Que Te Quero, Mundo Pra Que Te Quero e Vida Pra Que Te Quero. Realizou vários trabalhos junto às bibliotecas e escolas do estado; é membro fundador do Comitê Proler/RN.

Tercilia Maria Batalha – Professora (Taboleiro Grande, RN) - Mestranda em Ciências da Educação/Universidade Lusófonas de Humanidades e Tecnologias/Portugal; Especialista em Alfabetização e Pré-Escolar pela UERN; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Professora do Curso de Pedagogia, Disciplinas: Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, Processos de Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa e Didática. Atualmente é Secretária Municipal de Educação de Taboleiro Grande e Vice-Presidente da Undime/RN.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Inscrições – 200 vagas para educadores (as) ligados à SEEC/RN, 150 vagas para educadores(as) ligados à SME/RN e 150 vagas para convidados(as) do IDE, Instituto C&A e UNDIME/RN. Solicite a Ficha de Inscrição e envie ao IDE, na Av. Antonio Basílio, 3006, Sala 101 – Ed. Lagoa Center - Lagoa Nova - Natal/RN, Telefax: (84) 3611-0968 - E-mail:
ide.leitura@hotmail.com; à SEEC/RN pelo telefone (84) 3232-1482; à SME/Natal pelo (84) 3232-4795 e à UNDIME/RN pelo (84) 3232-8462. O processo de inscrições será concluído até o dia 18/09/2009.

Local – Todas as atividades do Seminário acontecerão no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE, localizado à Avenida Coronel Estevão, 3705, Bairro Nossa Senhora de Nazaré – Natal/ RN - Telefone: (84) 3232-3384. Próximo à Rodoviária.

Almoço – O evento não servirá almoço aos participantes.

Evento Paralelo - Durante o Seminário, serão comercializados livros de literatura infantil e juvenil e títulos teóricos, nas áreas de leitura e educação.

Avaliação do Seminário – A fim de aprimorar a organização dos próximos eventos, solicitamos aos participantes observarem a Ficha de Avaliação contida na bolsa promocional do evento. Para facilitar o próprio processo de avaliação, sugerimos o preenchimento ao término de cada atividade. A devolução da ficha preenchida também valerá para concorrer ao sorteio de livros, no encerramento do Seminário.

Certificado – Os participantes receberão certificado, com discriminação da carga horária de formação, na tarde do último dia do evento. A organização não enviará certificados por via postal. Até 30 (trinta) dias após o término do Seminário, os Certificados estarão disponíveis na sede da SUEF/SEEC para os participantes da rede estadual, na SME/Natal para os participantes das Escolas Municipais de Natal, na UNDIME para os representantes das Secretarias de Educação dos Municípios e na sede do IDE para os demais participantes.

Um comentário:

Profê Andréia Cristiane disse...

Olá!!!! Conheça o blog da nossa escola... http://emprofirisdealmeidamatos.blogspot.com/
Espero q goste!!! Bjo0o0o0ossss
Andréia Cristiane