Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa
FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Doutora em Educação (2008) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte / Universidade do Porto – Portugal – Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Currículo. A pesquisa foi desenvolvida no período de outubro de 2005 a março de 2006, na Escola da Ponte – Portugal. Título da Tese defendida em abril de 2008: “Fazer a Ponte para a Escola de Todos (as)”.
Mestra em Educação (2004) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Currículo – Título da Dissertação defendida em 08 de março de 2004: Pedagogia Freinet: a construção de uma práxis em turmas de 5ª a 8ª Séries.
Pós-graduada em Psicopedagogia (1999) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com estágios nas áreas Clínica e Institucional – Título da Monografia: O espaço para pergunta na escola e a relação com o processo de aprendizagem.Professora (1995) – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Licenciatura Plena com habilitação para o magistério na Educação Infantil e às séries iniciais do Ensino Fundamental – Título do Memorial de Formação: Formação e ação docente - presente, reflexo do passado e causa do futuro.
ATIVIDADES DO MOMENTO:
Associada Fundadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE e Coordenadora do projeto “Escola de Leitores” e de outras ações na área de fortalecimento da escola pública.
Coordenadora Pedagógica e idealizadora do projeto “Casa de Saberes”, da Escola Estadual Hegéssipo Reis, em Natal, experiência de educação na cidadania.
Associada Fundadora do Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS) e Consultora junto ao projeto de “Formação para a Intervenção Sociopsicoeducativa na Área de Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.
Consultora Pedagógica do Complexo Educacional Contemporâneo, em Natal/RN.
OUTRAS ATIVIDADES: Palestrante, ministrante de cursos e de oficinas pedagógicas em diversos encontros de educadores locais, regionais e nacionais e em eventos de formação continuada realizados e/ou promovidos por Secretarias de Educação, Instituições de Educação Superior (IES), ONGs e escolas públicas e privadas;
Membro em bancas avaliativas de trabalhos finais para a conclusão de curso superior de formação docente do Instituto Superior de Educação Presidente Kennedy (IFESP).
Organizadora de Seminários e de publicações, no âmbito dos projetos que coordena.
ALGUNS DOS TEMAS TARBALHADOS NOS ÚLTIMOS EVENTOS:
É possível uma escola pública de qualidade?
Repensando a formação do educador na contemporaneidade.
Do protagonismo do professor gestor à autoria da escola.
Fazer a Ponte para a Escola de Todos (as).
Auto-organização da Escola: o sentido da autonomia.
Pedagogia da Co-Responsabilidade: uma proposta para a construção da escola de todos.
Interfaces entre o projeto revolucionário da Escola da Ponte (Portugal), as idéias de Freinet e a Escola Brasileira.
A práxis político-pedagógica de Freinet e o contributo para a escola do século XXI.
Pedagogia Freinet: dos fundamentos às práticas de uma escola democrática.
O lugar do protagonismo na gestão da escola.
Projeto Político-Pedagógico ou o DNA da Escola: para além de um documento.
Uma proposta sociointeracionista para o ensino e a aprendizagem de 5ª a 8ª série.
Assembléia de Alunos e a participação na gestão da escola.
Alfabetização e Letramento pelo Método Natural em Freinet.
Do texto do aluno ao programa da escola: ações didáticas para as aprendizagens através de centros de interesses.
Contextualização e atividades significativas: caminho para a aprendizagem.
O espaço da palavra na sala de aula cooperativa.
A co-responsabilidade na organização da escola e da sala de aula.
A formação do leitor como escolha político-pedagógica e a planificação para a criação e/ou gestão do espaço de leitura da escola.
Avaliação e Aprendizagem.
PUBLICAÇÕES EM LIVROS:
SANTA ROSA, Cláudia. A práxis político-pedagógica de Freinet e o contributo para a escola do século XXI. MARTINS, Angela Maria Souza; BONATO, Nailda Marinho da Costa (Organizadoras). Trajetórias Históricas da Educação. Rio de Janeiro: Rovelle, 2009. (no prelo).
SANTA ROSA, Cláudia; OLIVEIRA, Maria Evania de. (Organizadoras). Mais de 50 Narrativas: ensaios livres de crianças e de adultos. Natal: IDE, 2007.
SANTA ROSA, Cláudia. Lugares Onde Moram as Palavras. In: GARCIA, Edson Gabriel. Prazer em Ler Volume 2: Registros esparsos da emoção do caminhante nas lidas com a mediação da leitura. São Paulo: Instituto C&A / CEMPEC, 2007.
SANTA ROSA, Cláudia (Organizadora). Pedagogia da Co-responsabilidade: ensaios sobre um projeto de construção de uma Escola de Todos. Natal: IDE, 2006.
SANTA ROSA, Cláudia. Uma proposta para a construção de uma Escola de Todos. In: SANTA ROSA, Cláudia (Organizadora) Pedagogia da Co-responsabilidade: ensaios sobre um projeto de construção de uma Escola de Todos. Natal: IDE, 2006.
SANTA ROSA, Cláudia Sueli Rodrigues. Uma aula sem lousa e sem giz. In: PARCELLE, Eugênio (Org.). Um olhar sobre o CEDUC. Natal: Companhia TerrAmar/UNICEF, 2002.SOLINO, Antonia da Silva; SANTA ROSA, Cláudia Sueli R. et al.. Necessidades Sociais – Educação. (Capítulo 6). In: NATAL, Prefeitura Municipal do. Natal 2015: Bases Referenciais para o Planejamento Estratégico da Região Metropolitana do Natal. Natal/RN: Consórcio Natal 2015 – Prefeitura Municipal do Natal, 2000. Também publicou diversos artigos em jornais, anais de encontros, revistas e sites especializados em educação, sempre tratando de temas pedagógicos e educacionais. Nos últimos 13 anos concedeu entrevistas e contribui como fonte para centenas de matérias realizadas por veículos de comunicação locais e nacionais, disseminando os projetos que toma parte e as suas reflexões nas áreas de educação e de políticas públicas de proteção aos direitos da criança e do adolescente. Acesse o Currículo Lattes pelo endereço http://lattes.cnpq.br/4313108894607691
Nenhum comentário:
Postar um comentário