terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Ceicinha Câmara é mais uma poeta para compor o Projeto Difusão da Literatura Feminina Potiguar.

Aos que buscam nosso espaço tão simples para buscar informações sobre as mulheres escritoras do RN eu repasso mais esta informação e com muito prazer compartilho com vocês a história tão linda de nossa conterrânea que mora em Vila do Bispo em Potugal. Vamos conhecer mais sobre Maria da Conceição Câmara da Silva.


Vila do Bispo – Portugal. 19 de Fevereiro de 2010.

Cara amiga, Flauzineide!
Cá estou eu, para contar-te um pouco, sobre a minha vida poética e também pessoal. Primeiro que tudo, agradeço a Deus por tudo o que tenho realizado, pois tenho vários desejos, expressões, pensamentos e também tenho uma capacidade de sentir e externar os meus sentimentos. Tenho o meu estilo, o meu próprio jeito de sentir o mundo ao meu redor escrevendo minhas reflexões e expondo minhas idéias através da poesia, pois gosto muito de escrever. É tanto que está comprovado pelo tamanho desta carta! Rs…
Apesar de ter nascido na Maternidade Januário Cicco, em Natal, sou ceará-mirinense de coração, pois cresci correndo pelos verdes do vale. Meu nome completo é : MARIA CONCEIÇÃO CÂMARA DA SILVA, tenho 36 anos de idade, sou filha do Sr. Raimundo Rocha da Silva e Sra. Marli Câmara da Silva (in memorian). Pois bem! Esta arte de comunicar as minhas emoções através da poesia, nasceu à partir de um convite da minha professora de Português e Literatura (Francisca Bezerra Lopes - Poetisa mossoroense e radicada em Ceará-Mirim), para participar do 1º Concurso de Poesia Adele de Oliveira, na categoria 2º Grau, realizado na Biblioteca Dr. Pacheco Dantas, durante as festividades de aniversário de Ceará-Mirim, no ano de 1993. Dona Francisca, ao perceber que eu escrevia minhas redações muito bem, incentivou-me à fazer minha 1º poesia. Daí, fiquei a pensar como iria expor minhas idéias. Primeiro passo foi estudar um pouco sobre: O que é poesia? E o 2º passo foi: Como inicia-la? Vou falar de quem? Do que? Qual seria o título? Todas essas dúvidas surgiram, pois eu era marinheira de primeira viajem! Risos... Mas, fiquei surpresa comigo mesma, Flauzineide! Obtive o 1º lugar neste concurso! Na época, estudava na Escola Interventor Ubaldo Bezerra de Melo, em Ceará-Mirim e por incentivo desta minha ex-professora, resolvi arriscar, apesar de nunca ter feito uma poesia antes e nem imaginava que eu tinha habilidade para esse tipo de raciocínio, ou seja, para esse tipo de arte! Então, resolvi por em prática a minha arte de versejar e comecei a estudar qual seria o assunto abordado e como poderia transformá-lo em versos, em algo poético, que fosse expressivo. Fazia alguns meses, que um amigo da escola havia falecido. E eu estava muito triste com essa perda, pois ele era muito meu amigo. Resolvi então, homenagea-lo, pois ele era super alto-astral, sorridente, simpático e super brincalhão. Só tinha um problema, de vez em quando gostava de umas farrinhas e se excedia um pouco na bebida, motivo ao qual contribuiu para que ele fosse em direção ao seu destino trágico, pois morreu afogado na praia de Maxaranguape, dando o seu último mergulho, para nunca mais voltar. Nas suas horas vagas costumava animar festas infantis vestido de palhaço. Devido a isto, coloquei o título da poesia... O PALHAÇO
À partir desta, nunca mais parei! Já tenho quase trinta poesias escritas que dá para editar um livro, algo que pretendo realizar em breve! Uma grande mania que tenho é escrever tudo o que penso! Acho que foi uma maneira que adotei para comunicar com os meus semelhantes! Além de gostar de fazer poesias, adoro tocar violão (apesar de fazer um bom tempo que não toco, devido ao trabalho cá em Portugal e acho que até já esqueci as notas musicais! Risos…), gosto de cantar, pois a minha família tem vários músicos. Vivo cá no sul de Portugal, já há quase 8 anos, em Vila do Bispo, Região algarve. Trabalho como garçonete num Restaurante e antes de vir para cá, é lógico que me preparei um pouco, porque não tinha noção de como servir corretamente uma mesa e com etiqueta, pois tava acostumada a atender telefone, à manusear computador, à falar com empresários, Isto porque era secretária da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Ceará-Mirim, onde funciona o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). Daí, resolvi fazer uns cursos pelo SENAC como: Técnicas Básicas de Garçom; - Inglês e Espanhol Básico; - Atendimento para o Turismo; entre outros. Portanto, já um pouco preparada teoricamente, resolvi pôr em prática o que aprendi e voei mais alto, ou melhor, saí em busca dos meus sonhos porque achei que possuía capacidades que me habilitava a vencer na vida, apesar de não ter uma formação universitária. Mesmo assim, continuo com esta capacidade porque acredito em mim mesma! Bem! O que quero dizer-te é que tudo o que já aconteceu em minha vida e o que está a acontecer agora, faz parte de um processo de aprendizagem. Costumo dizer que sou uma autodidata da vida, ou seja, eu tive e estou tendo uma série de experiências que está ajudando-me à desenvolver uma característica própria e que está fazendo-me crescer como pessoa. Também está ensinando-me um pouco mais a respeito de mim mesma e da vida. Por isso, eu não vou desistir da minha dignidade, da minha auto-estima, do meu bom senso e principalmente dos meus objetivos. Basta que eu acredite no meu potencial, ser mais quem sou, fazendo o melhor que faço, acreditando com mais convicção no meu crescimento, observando e ouvindo outras pessoas, tendo coragem, força e presença de Espírito Tenho energia, vontade e coragem para enfrentar as vicissitudes da vida. Tento fazer o melhor que posso, com a compreensão, consciência e conhecimento que tenho. À medida que vou ganhando tudo isto, vou fazendo as coisas de um modo diferente! Se um dia eu vir a minha prosperidade em todos os lugares (Não penses que é a prosperidade financeira!), eu vou alegrar-me e reconhecer que, assim estarei aumentando a minha consciência de compartilhar dessas coisas. Ou melhor, estou adquirindo uma visão crítica própria que está me fazendo crescer como pessoa cada vez mais. Ora! Esta sou eu! Uma pessoa que aprendeu e ainda tá a aprender a ser grata sem precisar de fazer algo para provar que é digna disto ou daquilo! Aprendi e ainda estou a aprender como cuidar dos meus próprios problemas e ficar emocionada comigo mesma. Ou seja, estou aprendendo a voar sozinha e confesso que não está sendo uma tarefa fácil! Está sendo doloroso e assustador! É como se eu estivesse fazendo uma limpeza em minha vida, pois sou a responsável por ter permitido que várias coisas acontecessem e devo assumir que sou a única pessoa que posso arrumar está bagunça, arregaçando as mangas e trabalhando pra valer, até conseguir todos os meus objetivos. Baste ter fé, confiança e energia para tornar-me forte, disposta e pronta para inventar um novo padrão de vida e diferente do passado e ver com clareza que estou conseguindo ter paz e felicidade. O escritor Paulo Coelho citou em seu livro “Nas Margens do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei”, o seguinte: “É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado aconteça. A felicidade às vezes é uma bênção, mas geralmente é uma conquista. O instante mágico do dia nos ajuda a mudar, nos faz ir em busca dos nossos sonhos. Esperar dói. Esquecer dói. Mas não saber que decisão tomar é o pior dos sofrimentos.” Espero que, com esse pequeno-grande relato, tenhas uma idéia sobre minha pessoa. E sobre minhas poesias e reflexões, aos poucos te enviarei!
Um grande abraço da mais nova amiga, que apesar de sermos potiguares e estarmos tão distantes, a vida nos proporcionou este encontro. E que bom!
CEICINHA CÂMARA

Um comentário:

Ceicinha Câmara disse...

Minha querida Neidinha!
Posso chamar-lhe assim?
Fico honrrosa com essa postagem!
Você me surpreende cada vez mais!
Muito obrigada, mais uma vez!

Ceicinha Câmara